Quanto custa um fotógrafo de casamento? Essa é a pergunta que todo mundo se faz quando começa a organizar um casamento.
A resposta é simples, custa quanto você quiser.
Na hora de montar a planilha de custos de um casamento são as próprias pessoas que estipulam o valor de cada serviço baseados em algumas pesquisas. Alguns perguntam para amigos que já se casaram e outros buscam informações através de assessora(e)s de casamento.
Pronto, agora já sei quanto custa um fotógrafo e já está na minha planilha.
Até agora foi uma tarefa simples, mas vamos seguir os próximos passos. Agora que você já sabe quanto custa, chegou a hora de escolher o fotógrafo do seu casamento.

Agora começam as pesquisas para escolher o fotógrafo de casamento
– Amor, olha esse fotógrafo que eu encontrei, são as fotos dos meus sonhos.
– É muito caro, não está dentro do nosso budget, vamos ver mais.
– Olha esse amor, este está dentro do budget que colocamos na nossa planilha.
– Não gostei.
Pronto, nesse momento alguns percebem que para ter um bom fotógrafo de casamento é preciso ser flexível, afinal de contas não existe matemática exata na contratação de um serviço.
E além disso, talvez essa planilha não esteja considerando que as fotos tem uma relação de custo x benefício um pouco diferente, e isso muitas vezes é visível logo de cara.
No final das contas vale o velho clichê “as fotos do nosso casamento serão para sempre e é a única coisa que fica”, se você errar na escolha vai se arrepender para o resto da vida.
Eu sei que sou super suspeito para falar sobre isso, mas pergunte se não é verdade para aquela sua amiga que já casou, muitas vezes você só vai valorizar isso anos depois do seu casamento.
Antes de qualquer coisa relacionada a preço, a primeira coisa que você tem que considerar ao escolher um fotógrafo de casamento é se apaixonar pelas suas fotos. Se você apenas gostou não é suficiente, isso quer dizer que você não está 100% certa de que aquele é o seu fotógrafo.
Você tem que se ver nas fotos, você tem que sonhar em estar naquelas fotos.

Não se deixe enganar
Quando um fotógrafo publica uma foto bonita de casamento, ou até mesmo uma foto premiada, nem sempre quer dizer que aquele fotógrafo é bom. Pode ser que aquela seja a única foto boa que ele tirou do casamento inteiro.
O Instagram está recheado de fotógrafos desse tipo.
Quer uma dica? Peça para ver o casamento completo daquela foto bonita ou daquela foto premiada.
A fotografia de casamento não é apenas uma foto bonita ou uma foto premiada, as fotos tem que contar história, tem que emocionar, tem que te envolver.
Se você não sentir nada ao ver fotos de um fotógrafo e escolher ele mesmo assim, é porque você está fazendo a escolha errada, você está escolhendo com o budget em vez do coração.
E esse é o maior erro que pode acontecer.
E não estou querendo dizer que o melhor fotógrafo é o mais caro. O melhor fotógrafo é aquele que vai fazer você se emocionar ao ver as suas fotos. O melhor fotógrafo é aquele que você se identifica com o trabalho, e principalmente aquele que bater o santo, a tal da afinidade.
O fotógrafo de casamento vai além de um fornecedor, ele vai ser seu cúmplice no dia do seu casamento. Ele vai virar sua sombra, é como se fosse um melhor amigo que não quer largar de você durante esse dia.
Se o seu fotógrafo é aquele que foi no casamento e não vê a hora de ir embora, você fez a escolha errada. Mas aí já é tarde demais.

Mas então, como escolher um fotógrafo de casamento?
Veja e reveja o seu portfólio, não se prenda apenas pelas fotos do site/blog, não se prenda apenas pela fotos lindas que ele publica no facebook ou Instagram.
Peça para ver um casamento completo, peça para ver o casamento daquela foto premiada, peça para ver um álbum, peça para conhecê-lo pessoalmente (ou até mesmo por vídeo).
Só não contrate um fotógrafo como um analista de compras comparando orçamentos, só não contrate um fotógrafo porque seu budget disse que tem que ser aquele em vez daquele outro.
Depois do casamento e de todos os investimentos que você fez, as fotos serão a única coisa que vão contar a história do seu grande dia. Puts, lá vai eu falar clichê de novo. Desculpe, mas é mais forte do que eu e sei que sou suspeito pra falar sobre isso.
Mas me corta o coração receber email de noivas dizendo que se arrependeram do fotógrafo que contratou e me pedem ajuda perguntando se eu poderia tratar as fotos ou fazer o álbum. Acredite, recebo diversos emails desse tipo, já fiz até álbuns para noivas que foram prejudicas por empresas que sumiram depois do casamento.
Independente do tamanho do seu casamento, das suas condições financeiras, ou do seu budget, tome cuidado na hora de escolher o seu fotógrafo. Sempre vai ter um para você se apaixonar e fazer caber no seu budget.
Eu escrevi um artigo completo com diversas dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento, não deixe de ler antes de fazer sua escolha final.
Outro velho e bom clichê “o barato sai caro”, vale muito quando estamos falando de um dia muito importante na sua vida.
Então voltamos ao início.
Quanto custa um fotógrafo de casamento?
Agora mude um pouco a pergunta.
Qual o valor de um fotógrafo de casamento?
